Sábado, 3 de Novembro de 2007

6 de Agosto, 2.ª feira, entrada adiada

O simpático representante da agência Royal Mountain Travel em Khatmandu avisou-nos que os alojamentos nos três primeiros dias iam ser bastante básicos, mas não nos informou que teríamos de passar a fronteira antes das 18h00, ou então ficaríamos retidos até ao dia seguinte na cidade fronteiriça de Zhangmu, que deixa muito a desejar na qualidade da sua oferta hoteleira.

Apesar dos esforços do motorista para chegarmos a tempo, o mau estado das estradas e a saída tardia ao fim da manhã da capital do Nepal, contribuíram para que não chegássemos dentro do horário de atendimento da fronteira chinesa no Tibete.

Ali, somos recebidos por um militar chinês que faz questão de passear a sua autoridade junto ao edifício de fronteira já encerrado. Insistimos que temos de seguir viagem naquela noite, pois a informação de que dispomos é de que a estrada só está aberta ao trânsito entre a meia-noite e as quatro da madrugada, devido a trabalhos de alargamento da mesma e, além disso, temos alojamento reservado em Nyalam, a 30 km de distância, mas a nossa insistência impacienta-o e dá-nos duas hipóteses de escolha - retém-nos os passaportes e tratamos das questões burocráticas na manhã seguinte ou devolve-nos os passaportes e regressamos ao Nepal e entramos novamente de manhã, o que resulta precisamente no mesmo, com o inconveniente de andarmos a transportar as malas de um lado para o outro e de as condições na cidade fronteiriça do Nepal, Kodari, parecerem ainda ser bem piores.

Acatamos o poder chinês, jantamos no restaurante mais próximo, aguardamos os contactos do guia com o escritório em Lhasa para nos arranjar alojamento e rapidamente nos apercebemos que os três quartos que nos são destinados - 2 para as quatro senhoras e 1 para os três senhores, partilhado com quem eventualmente chegar -, não têm o mínimo de condições básicas, principalmente este último.

Chegámos ao Tibete.

publicado por margarida às 10:07

.Subscrever por e-mail

. Chegada a Lhasa

. Ainda da nossa entrada ad...

. População

. A caminho de Gyantse

. Shigatse

. 9 de Agosto, 5.ª feira

. E o fado também esteve no...